domingo, 28 de agosto de 2011

Café da manhã

Cuscuz com ovos pochê


Cuscuz

Quem não conhece cuscuz pode saber que é uma delícia, é feito de flocos de milho e cozido numa cuscuzeira no vapor.
Eu prefiro cuscuzeiras para porções individuais, fica pronto bem rápido e não sobra nada.

É bem simples misture os flocos de milho (milharina, flocão etc) com um pouco de água e uma pitada de sal, a idéia é obter uma farofa molhada, não uma massa. Deixe o milho absorver a água por 15 minutos. Coloque na cuscuzeira nivelando a superfície, espalhando sem apertar, isso é importante pra ficar fofinho.
Deixe no vapor até sentir, batendo (sem grosseria) na superfície pra sentir se está coeso.
Pronto, é só servir coloque no prato e passe manteiga generosamente, fica uma delícia.
Outra sugestão é fazer o cuscuz e regar com uma mistura de leite de coco e leite condensado, para comer assim faça sem sal.

Ovo poché
Sempre gostei de ovos, na faculdade morando sozinho agente se especializa. Mas nunca tinha tentado o ovo poché. Eu achava muito estranho cozinhar o ovo na água e como fazer pra não espalhar?
Mas é fácil e gostoso também. Combina bastante com o cuscuz.
Coloque mais ou menos meio litro de água com 10ml de vinagre para ferver quando levantar fervura diminua o fogo. Quebre o ovo numa xícara com uma pitada de sal. Mexa a água em círculos fazendo um redemoinho não muito forte, (sentido horário se estiver no hemisfério sul, anti-horário se estiver no hemisfério norte, parece frescura mas vale o redemoinho dura mais tempo). Coloque o ovo e não mecha nele nem na água até que ele se levante do fundo. Cozinhe de 3 a 4 minutos dependendo do gosto do freguês. Coloque no prato, faça um pequeno corte pra ele escorrer a gema aos poucos. Salpique cebolinha e pode comer!
...

Não resisti, enquanto escrevia deu água na boca e fiz de novo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário